23 plataformas para pesquisar música na internet



A cada ano que passa mais músicas são lançadas com velocidade extremamente rápida e em diversas plataformas, o que fica mais difícil acompanhar as novidades desse mundo e pesquisar música de qualidade.

Há boatos que só no Beatport, site referência de vendas de música eletrônica, são lançadas mais de 55 mil músicas novas por mês. É praticamente impossível um ouvinte conseguir acompanhar tudo isso.

A Warpsound separou 23 plataformas para ajudar na sua pesquisa musical, dos mais conhecidos e de variados estilos musicais. Dentro das opções, você vai perceber que muitas delas também são também reprodutores via stream.

 

1.Youtube Music

Maior plataforma de vídeos do mundo também pode te ajudar a encontrar as novidades da música. Pouca gente acessa o youtube.com/music . Nela você pode encontrar as novidades de músicas e clips favoritos, também divididos em gêneros, como eletrônico, pop, latino, House, Hip-Hop, etc.

Além disso, o próprio Youtube possui canais de diversos gêneros, no qual o próprio Youtube insere as músicas automaticamente pelo que se chama de “Youtube’s video discovery system’.

 

2. Spotify

Já conhecido como o reprodutor de música via streaming mais popular, O spotify possui uma inteligência muito boa para sugerir novas músicas.

Na parte “Navegar”, possui uma lista chamada “descobertas da semana” que são as sugestões de acordo com o que você ouve, além do “Radar de novidades”, que promete te deixar antenado em tudo que é lançamento.

Além disso, possui playlists automáticas e segmentadas denomidas “My daily mix”, que são criadas a partir do seu gosto musical.

Quando você está no perfil de um artista, existe uma aba que mostra os artistas relacionados, ou seja, que tem um estilo de som parecido.

A pesquisa e opções de buscas são quase infinitas e pode te deixar um bom tempo buscando e descobrindo coisas boas!

 

3. Shazam

O aplicativo mais popular para descobrir músicas em tempo real, o Shazam também tem seu próprio ranking de músicas mais “Shazanzeadas”.

Se entrar pelo site na parte de charts, você encontra diversas listas segmentadas, como Top do Brasil, Hall da fama, gêneros e até Hits futuros, que provavelmente são músicas que estão sendo buscadas em grande quantidade no momento.

Além disso, é possível encontrar as músicas mais procuradas em diferentes países. É incrível como existem músicas em países longes que podemos ter um acesso tão fácil.

Para quem tem conta no Spotify, uma das facilidades é poder dar o “Shazam” na música e jogar ela em uma de suas playlists.

 

4. Beatport

Focado especialmente para a música eletrônica, o Beatport já é considerado um dos maiores portais de venda de música para esse segmento.

Nele você encontra as novidades top 100 por gênero, charts de outros artistas e até recomendação pelo Beatport.

Fazendo um cadastro gratuito você até pode criar uma conta na qual gerencia músicas escolhidas e já separar em carrinhos de compras diferentes. Use e abuse deste canal para baixar músicas eletrônicas.

 

5. Juno

Focado também na música eletrônica e djs, o site tem uma variedade grande de músicas separadas por estilo além de também ofertarem equipamentos e acessórios para djs.

O site é mais popular na Europa, portanto não tem tradução para o português e as compras de equipamentos não tem frete para o Brasil.

 

6. Traxsource

Mais uma plataforma de venda para baixar músicas eletrônicas, a Traxsource tem um top 100 diferente do Beatport, geralmente focando um pouco mais para música underground. Também possui divisão por gêneros e artistas.

 

7. Dj mag

A Dj mag é um portal reconhecido mundialmente pelos amantes da música eletrônica. Anualmente fazem um ranking popular e divulgam os 100 djs mais votados pelo público. Fique de olho nessa lista pois pode ser que encontre novos artistas que estão tendo destaque. A ranking pode ser acessado desde o ano de 2004.

 

8. Soundcloud

Muito popular entre artistas e bandas para divulgar suas músicas e sets, o Soundcloud também pode ser uma opção para acompanhar seus artistas favoritos. Crie uma conta e siga os artistas para ver em uma timeline as novidades de quem você segue.

 

9. Superplayer

Plataforma tocadora de músicas online, a superplayer pode te ajudar a encontrar novos artistas e sugerir playlists para seguir.

Com uma conta gratuita você pode escutar músicas online grátis, mas com anúncios e tem um limite por hora para pular músicas. Já com o plano pago você não tem essas restrições.

O Superplayer também pode ser baixado para os aplicativos IOS e Android.

 

 

10. Billboard

A Billboard é uma revista criada nos Estados Unidos e especializada em informações sobre a industria musical.


Publicidade:

Lá você também encontra Tops 100 do ano, podcasts  e noticias do mundo da música subdividida em gêneros. Além da Billboard.com, também existe a frente brasileira, com notícias e músicas do Brasil.  Atualmente a Billboard Brasil é parceira do Grupo UOL.

 

11. Grammy

Grammy Award é o maior prêmio da indústria musical em língua inglesa, presenteado anualmente pela The Recording Academy dos Estados Unidos.

No site da Grammy, você encontra os indicados e vencedores do prêmio. Fique ligado nos artistas que estão em destaque. Se estão nessa lista, com certeza tem algo de bom para mostrar.

 

12. The Artist Union

Como já diz o próprio site, “A Artist Union é uma plataforma de música construida para artistas e fans.

Os artistas criam as contas para disponibilizar músicas gratuitamente em troca de reposts no soundcloud, seguir na fanpage ou até curtir uma playlist dele no Spotify.

Por outro lado os fãs que querem baixar a música do artista deve sincronizar suas contas, seja facebook, spotify ou soundcloud para baixar a música e retribuir a “troca” com um like no Facebook, por exemplo.

Além disso, na home do site já tem as músicas “hots”que são mais baixadas.

Como grande parte do público do portal é dj, a plataforma é muito usada para baixar músicas eletrônicas.

 

13. Napster

Muito famoso por ser o pioneiro em downloads grátis na internet, hoje o Napster é um serviço 100% legal de produção de música em stream e offline.

Também possui seu próprio ranking de músicas mais reproduzidas e diversos charts e playlists com subdivisão por gênero.

Atualmente o serviço de reprodução só possui planos pagos.

 

14. Deezer

Também disponível para aparelhos móveis, o Deezer é outra plataforma de música em streaming que tem a inteligência de sugerir músicas do seu perfil e novidades.

Também tem playlists populares, novos releases, subdivisão em gêneros e charts.

Além disso, possui uma parte de podcasts de notícias, como a do Estadão.

Leia também: Espuma acústica: Qual devo usar? Realmente funciona?

 

15. Midomi

O Midomi é mais um portal para pesquisar música na internet. Tem uma sessão de “Featured videos”, “Hot tracks” e “Up comming tracks & artists”.

Seu diferencial é que promete encontrar músicas que você escutou e não sabe qual é. Você pode “cantarolar”a melodia que ele encontra o nome da música e o artista. Mas para a tristeza de nós, pesquisadores, nem sempre funciona.

 

16. Google Now do Android

 

17. Itunes

Principalmente que tem dispositivo da Apple, o Itunes é uma opção para pesquisar música na internet. Além de ser um reprodutor, ele também sugere as novidades.
Na parte “explorar”, o programa sugere um top chart do ano, novos singles e artistas, além de diversas playlists de todo o tipo de gênero musical.

 

18. Soundhound

O Soundhound é mais uma opção de aplicativo para pesquisar música que está tocando no momento. Também oferece uma lista de músicas mais buscadas e subdivisões por gênero.

 

19. Grooveshark

O Grooveshark é um player de música online. Seu diferencial é que não encontra apenas músicas lançadas oficialmente. Ele reúne músicas que o artistas ou banda colocam apena no Youtube, por exemplo.
A plataforma também possui uma rádio propria e um ranking de músicas mais tocadas.

 

20. Last.fm

A last.fm é uma plataforma que reúne música, novidades e eventos de música.
Crie uma conta e tenha uma homepage personalizada com recomendações de acordo com o que você escuta dentro da plataforma. Quanto mais você utiliza, melhor as recomendações de músicas para você.
O site possui uma parte chamada Spiking Artists que é uma forma visual bacana de se encontrar artistas similares. Ao selecionar uma banda, outras que tem relação e mesmo estilo de som aparecerão também.
Além disso, a last.fm possui outras funcionalidades como música do dia, trends em tempo real, tracks por região e muito mais. Assim você tem mais opções para pesquisar música.

 

21. Myspace

Apesar da queda da rede social no final dos anos 2000, o Myspace ainda existe e possui atributos que podem ajudar a pesquisar música.
A plataforma recebeu um investimento em 2009 e parte dela é propriedade do Justin Timberlake.
Além de continuar sendo uma rede social, ela te ajuda a encontrar músicas, como a parte de “artist of the day”, que sugere um artista novo a cada dia para você conhecer.

 

22. ECAD

O ECAD é uma instituição privada que tem como objetivo centralizar as arrecadações e distribuição de direitos autorais de execução pública musical.
Todo ano, eles divulgam o ranking das músicas que foram mais executadas e tiveram maior rendimento no ano, separada por casa de show, casa de festa, rádio, música ao vivo, shows e sonorização ambiental. Veja o ranking anual aqui.

 

23. Sites das rádios

A rádio é uma das mídias mais antigas e populares do mundo. Sua grande maioria acompanha a tecnologia e utiliza isso ao seu favor.
Procure suas rádios favoritas e veja se elas atualizam periodicamente os hits que mais tocam. É uma forma muito eficiente e rápida de pesquisa musical.

As opções são praticamente infinitas! Vale a pena passar por cada uma delas e descobrir qual você se sente mais confortável na hora de pesquisar música.

Conhece alguma outra plataforma que não está listada aqui? Deixe abaixo nos comentários e compartilhe com a nossa comunidade!

 



Deixe uma resposta