Slap House: Saiba mais sobre esse estilo da música eletrônica que cresceu em 2020



Subvertente do House tipicamente brasileira de música eletrônica e já mundialmente conhecida, a técnica Slap House tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

O termo Slap é típico do movimento Disco e Rockbilly e diz respeito a um modo de tocar guitarra, baixo e contrabaixo, de forma a bater as cordas contra o instrumento, proporcionando uma sonoridade mais parecida com uma percussão.

O termo acabou sendo resgatado e hoje serve para explicar ao mundo o que o brasileiro já conhece há alguns anos.

Conheça agora um pouco mais detalhadamente porque o slap house faz tanto sucesso: 

Vamos lá?

Slap House: entenda como tudo começou 

Tudo começou com o Brazilian Bass, que é um ritmo cheio de influências do low bpm e do deep house, tendo também live vocal que é uma das suas características mais marcante, com o uso de outras faixas e uns remixes. 

O Brazilian Bass ganhou de forma bem rápida o cenário internacional, mesmo sendo considerado por alguns um gênero novo, há quem acredite que o Brazilian Bass é apenas uma adaptação de vários outros estilos.

Ainda assim, o Brazilian Bass recebe muitas críticas sobre justamente a questão da sua originalidade, pois se acredita que foi uma estratégia para lançar o estilo no exterior.

Para tentar esclarecer a situação o dj Alok que já havia se apresentado com o estilo postou um vídeo, nas suas redes sociais com um dos maiores representantes brasileiro da bass music, o DJ Zegon do Tropkillaz.

Onde em uma conversa amigável os dois concordam que já há produtores que se encaixam no estilo, e que o dj Alok divulgou o estilo em suas apresentações.

Refletem também que o Brazilian Bass não é Trap nem tão pouco House, mas que é todo o tipo de música produzida aqui no Brasil, onde o baixo tem sua evidência.

Assim como o Drum and bass e o trap estavam presentes nas nossas pistas, foi no meio da década passada que o dj Alok adaptou a técnica para diminuir as quebradas que era sua característica.

E foi com o próprio DJ Alok em 2016 que o estilo chegou nos palcos na apresentação com o nome do palco Alok brazilian bass no Tomorrowland Brasil, ganhando fãs e visibilidade até chegar no exterior onde seu nome migrou de Brazilian Bass para o Slap House.

O dj Alok conseguiu trazer o Brazilian Bass para os palcos que se apresentou a seguir, mostrando todo o valor que ele dá a essa técnica, mas ele não ficou preso a nenhum estilo.

“É engraçado como nós vamos caminhando, nós passamos por ciclos. Eu comecei lá atrás no psytrance, depois passei pro Deep House, Techno e aí eu comecei a fazer o Brazilian Bass e hoje estou indo pra uma caminho mais EDM, posso dizer assim, mas diferente. (…) Eu não gosto de ficar parado, como eu disse, são ciclos. Eu não tenho âncora em mim,  eu tenho raízes que me alimentam, mas não fico estagnado. Meu set hoje está bem versátil, tem a pegada EDM, o Br Bass, tem POP, Reggaeton, Funk, mas sempre misturado com música eletrônica.” Dj Alok

Slap House: como surgiu a técnica

A técnica surgiu com o baixista funk Larry Graham, que tinha a intenção de imitar o som de uma bateria com o seu baixo até que encontrou um baterista para sua banda, mas o estilo já havia sido visto e apreciado, se referindo a técnica como thumpin e pluckin.

Característico do movimento Rockabilly e Disco, o slap é um termo usado para uma técnica de tocar a guitarra, contrabaixo e baixo batendo as cordas no instrumento musical.

Desta forma o som produzido com essa técnica lembra muito uma percussão, tornando marcante o seu uso aqui no Brasil, que temos muitos instrumentos de percussão.


Publicidade:

Contudo, para que não haja confusão além do slap house tem o house que quando tocado nas pistas, normalmente não tem vocais é o som mais comercial, tendo também o House Music que influenciou de forma profunda todos os outros gêneros que surgiram depois.

Se trata de um estilo bem flexível da música eletrônica e claro permite fusões com outros estilos, seu surgimento foi em Chicago na década de 80, atualizando o Disco que era o estilo mais famoso da década de 70 e já continha bases eletrônicas.

Slap House: Algumas variações da técnica

Existem inúmeras variações da técnica de slap sendo que, alguns dos baixistas preferem usar os dedos para dedilhar e obter o som desejado, assim como o Abraham Laboriel, guitarrista que usou o polegar para tocar as cordas e os demais dedos para bater nas cordas.

Já o baixista Victor Wooten usa os dois lados do polegar para todas as cordas, sendo tão rápido que produz um som semelhante a um rolo de bateria no baixo.

Por outro lado, o baixista Tony Levin do rock progressivo, consegue um som semelhante usando uma superfície dura para tocar as cordas, e claro causar o contato das cordas com a braça do instrumento.

Também temos o Animals as Leaders, que é conhecido por usar uma técnica de slapping e popping na sua guitarra elétrica, que no seu caso é usada para dar efeitos melódicos e percussivos.

Desta forma, o slap tem semelhança com o tambora e o tambour, são técnicas de percussão usadas no flamenco e claro no violão clássico, vale lembrar que a qualidade do som produzida no violão é bem diferente do som produzido pelo baixo elétrico.

Entenda porque essa técnica faz tanto sucesso

O que faz o Slap House ser tão bem aceito não só no Brasil mas fora dele é sem dúvida pelo fato que o som é simples, fácil de se adaptar e com uma sonoridade envolvente, seu crescimento foi marcante não só no Brasil mas também no exterior.

Levando em consideração a sua origem e o fato de ser uma subvertente que já estávamos acostumados, os sons 

Aqui no Brasil já tem gravadoras que estão apostando alto no slap house, uma delas é a HUB. Felippe Senne afirma: “O brazilian bass se firmou como um gênero propriamente dito. E é algo significativo por ser um som totalmente criado no Brasil. O pessoal do leste europeu abraçou e agora está todo mundo abraçando essa sonoridade. Como se diz em inglês, pode ser o ‘the next big sound’”

A HUB  é uma gravadora que está associada a Sony Music que reúne alguns dos maiores talentos da música eletrônica aqui no Brasil, e ela acredita que sim o slap house será um grande sucesso por mais alguns anos.

Outra característica marcante do universo slap house são as regravações, que trazem os grandes sucessos da dance music,e até mesmo, dos clássicos das músicas pop, sendo repaginados para o novo estilo conquistam um grande público.

Tanto a gravadora quanto muitos djs apostam que os anos seguintes serão anos em que o slap house fará cada vez mais sucesso, seja ele chamado de Brazilian Bass ou Slap House o mais importante é a repercussão dessa técnica tanto aqui no Brasil quanto no exterior.

É sem dúvida uma aposta bem segura de se fazer levando em consideração que o estilo só vem ganhando tanto em profissionais que o tocam quanto em fãs para fortalecê-lo cada dia mais.

E aí? Gostou desse conteúdo? Já conhecia essa técnica?

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários. 

Até a próxima! 



Deixe uma resposta