O CDJ 2000 e CDJ 2000 Nexus da Pioneer são um dos equipamentos mais utilizados da pelos DJS profissionais. A chance de se encontra-los em grandes festas ou clubs é de quase 100%.
CDJ Nexus 2
Saiba tudo sobre o CDJ 2000, CDJ 2000 Nexus e dicas para não passar vergonha na sua apresentação.
CDJ 2000
O CDJ 2000 foi lançado em 2009 para substituir o modelo anterior, CDJ 900. As novas funções agradaram bastante os DJS, foram elas:
- Painel de leitura multi-colorido e maior: Com o novo painel, a visualização do espectro das músicas ficou muito melhor e a possibilidade de ver a capa dos álbuns facilitou bastante o reconhecimento rápido das faixas.
- Banco de Hot Cues: No lugar de onde ficava o beat loop, a Pioneer deu espaço para 3 Hot Cues, programáveis com o software Rekordbox e deixando os sets mais dinâmicos na pista.
- Entrada SD Card: A Pioneer deu mais uma opção de mídia para tocar, adicionando as entradas de SD CARD.
- Jog Adjust: No 2000 foi incluída a opção de ajuste de peso do JogWheel de acordo com o gosto do usuário
- Needle Search: Fácil acesso a pontos da música escorrendo os dedos e toques na faixa de needle search. As função também pode ser utilizada para buscas de músicas, em ordem alfabética e para alteração de tempo no loop.
- Pro Dj Link: Integra até 4 CDJS 2000 com apenas um dispositivo, (Seja pen drive, SD..)
- Controle HDI: Facilita no uso do CDJ com softwares como Traktor e Serato.
- Outras funcionalidades como Lock/unlock, tempo reset, botão direction e configuração no Rekordbox também foram adicionadas no CDJ 2000.
CDJ 900 x CDJ 2000
CDJ 2000 Nexus e CDJ 2ooo Nexus 2
Por volta de 2012 foi lançado o CDJ Nexus, que logo em seguida teve um novo upgrade pelo Nexus2, em 2016, deixando o antecessor fora de linha.
Sua grande novidade foi a inclusão do botão, sync, que sincroniza as músicas em tempo com outro CDJ, caso esteja bem ajustada pelo RekordBox. Na parte de cima do painel, existe um contador de compassos sincronizado que garante que você não vai perder aquele break ou drop.
Outro feature da CDJ 2000 Nexus e Nexus 2 é o botão Slip Mode, que assegura em arriscar loops, scrach e reverse. Utilizando essas funções, o efeito e gerado mas a música continua tocando normalmente.
Com o botão Quantize ligado, suas marcações de loop e hot cues serão ainda mais precisas.
Além dessa função, algumas melhorias de uso junto com o Software Rekordbox e a possibilidade de utilizar também em dispositivos móveis.
Leia também: Controladora de dj: Veja todas as marcas e modelos e descubra a melhor para você
Publicidade:
Em 2016, foi lançada a nova versão do CDJ, o Nexus 2, na qual as principais features foram:
CDJ Nexus 2
- Melhoria no leitor de display: com o tamanho de 7 polegadas, o display ficou mais rápido de se carregar, mais detalhado e também tem a função touch, ou seja, é possível buscar as músicas escrevendo em um teclado virtual.
- 8 Hot cues: Na mesma posição onde havia os hotcues do CDJ 2000 Nexus, agora existem 2 bancos com 4 Hot Cues cada, totalizando 8.
- Botão track Filter: Agora é possível encontrar as suas melhores tracks segundo a base de dados do Software RekordBox, que leva em conta diversas variáveis de todas as músicas, como bpm e tom melódico.
- Botão Shortcut: mais detalhes nas faixas, como quantize value, color bar, phase meter e hot cue auto load.
- High Resolution Audio: com performance de 96kHz/24bit sound card.
Novos botões e layout: Back, Tag, Track Filter edit e shortcut.
Leia também: Quero ser dj: Primeiros passos para seguir na profissão
Cuidados para não passar vergonha nas CDJS 2000 e CDJ 2000 Nexus
Tempo Reset
Saiba a função do tempo reset. Esse botão ao lado do pitch retorna o bpm original da track e “trava”o pitch. Se não souber da existência dele, provavelmente vai tocar com bpm fixo da músicas sem conseguir mixar com outras.
Needle search
Cuidado com o Needle search e touch no display. Apesar do needle não ser habilitado com a track aberta, é possível esbarrar e mudar a posição da música, assim como tocar no display touch sem querer e mudar alguma configuração.
USB Stop
Utilize esse botão ao tirar seu dispositivo! Ainda se o pen drive não for o seu. Existe grandes chances de perder todas as músicas do pendrive se não utilizar essa função antes de remove-lo.
Modo Link
Saiba da existência do link! Com um cabo de rede é possível tocar com um só pendrive linkando o outro CDJ com o mesmo USB. Entenda bem essa lógica, pois com o Link é possível utilizar 2 pendrives e fazer com que cada um toque em cada CDJ diferente. Ou seja, o CDJ 1 pode tocar em link o pendrive que estiver espetado no CDJ 2, e o CDJ 2 pode tocar as músicas em link com o pendrive que estiver espetado no CDJ 1! É um pouco confuso, mas pode acontecer quando um dj estiver tocando só com um pendrive e você for entrar na sequência.
Para não correr nenhum desses riscos de ajustes, faça suas próprias configurações antes no software Rekordbox, na parte “My settings”. Dessa forma toda vez que você inserir o pen drive no CDJ, ele automaticamente ajusta todas as funções que você preparou no RekordBox.
Para fazer isso no CDJ é simples: Insira o Pen drive ou SD card, pressione o botão “Menu” na parte de cima do CDJ e selecione a opção “Load”. Uma mensagem escrito “Your settings were have been loaded to player”. Dessa forma, todas as funções serão ajustadas de acordo com a sua preferência.