Como fazer um painel acústico em casa



Saiba como fazer um painel acústico. O painel auxilia no controle e equilíbrio das suas mixagens, principalmente para as frequências mais graves.

 

Muito sabe-se que quem produz música em casa tem dificuldade de fazer as mixes com precisão devido ao espaço não apropriado. Com um ambiente tratado podemos melhorar muito nossa referência do som, principalmente em relação aos graves. Por isso, saber como fazer um painel acústico em casa pode ajudar muito na qualidade final da sua mixagem ou masterização.

 

Materiais

Os materiais são relativamente fácil de ser encontrados e não tem um custo alto, sendo bem viável para quem também não tem muito dinheiro para investir. Os tamanhos podem ser adaptados de acordo com o tamanho do sua sala de controle (control room).

 

Madeira tipo Pinus

Verifique a largura da madeira e a espessura da lã de rocha. ambas devem ter a mesma medida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse tipo de madeira é leve, barato e fácil de ser encontrado em madeireiras. Servirá para dar base no painel acústico, revestindo as laterais. Antes de comprar, planeje qual será o tamanho do painel e procure por madeiras retas e não estragadas. Madeiras ruins podem “espanar” ao grampear ou martelar.

 

Lã de rocha

O material mais importante, que terá o papel da absorção. Geralmente vem em placas de 60cm x 120cm, mas tem algumas opções de espessura (mm) de 25, 40, 50 e 100mm. Quanto maior a espessura, maior a absorção. A partir de 50mm já está bom de se trabalhar para um home studio. A lã de rocha também tem variações de densidade de 32 a 160 (KG/m3 = kilograma por metro cúbico). Para ter um bom resultado compre um a partir de 64Kg/m3.

 

 

 

 

 

 

 

 

Diferente dos outros materiais, a lã de rocha não é tão fácil de se encontrar. Uma marca bastante conhecida é a Rock Fibras, mas ela não vende em pequenas quantidades. Você terá que encontrar algum distribuidor próximo a sua região que fornece pelo menos um pacote, que contém 6 unidades. Para quem mora em São Paulo, a empresa Brascoterm é uma boa referência.

 

Tecidos

Tecido tipo TNT 80g. Dê preferência pela cor preta, que não deixa a lã de rocha visível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tecido mais utilizado nos estúdios é o tipo Oxford, mas existem algumas outras opções bem mais baratas, como o próprio TNT de mais grosso, que pode ser encontrado em lojas de tecido.

 

Outros materiais

Cola branca, prego, martelo ou grampeador industrial ou de tapeceiro.

 

Leia também: Espuma acústica: Qual devo usar? Realmente funciona?

 

Mãos à obra! Finalmente como fazer um painel acústico!

 

Criando a estrutura

Utilizando as madeira pinos, você deve cortar de forma que a parte interna do quadro tenha exatamente o tamanho da lã (0,6×1,2). Com isso, tome muito cuidado e faça os cálculos considerando a espessura da madeira.  Por exemplo, se a espessura tiver 5cm, você precisara de 2 madeiras de 1,3m e 2 de 0,6m. Veja na figura  abaixo.


Publicidade:

 

Estrutura do painel acústico

 

 

 

 

 

 

 

 

Para juntar as madeiras você tem algumas opções. Cola de madeira, prego ou grampeador de madeira. Cola de madeira funciona, mas utilize uma cola de altíssima qualidade. já grampeador de madeira ou prego dá um pouco mais de trabalho. Mas podem ficar mais resistentes. Novamente: certifique-se que a madeira é boa, pois ao grampear ou martelar a própria madeira, por ser fina, pode vir a rachar.

Com o quadro pronto, coloque-o sobre o TNT num tamanho maior que o próprio quadro, (cerca de 1,6 x 1m) para que se possa depois “embrulhar” o painel acústico.

Muito cuidado ao manusear a lã de rocha. utilize óculos, manga comprida e luvas para tirar da embalagem e colocar dentro do quadro.

Depois de colocar a lã de rocha, embrulhe a parte traseira. Se utilizou o TNT, a cola branca em quantidade generosa vai ficar, caso contrário o grampeador nas madeiras fica ainda melhor. Não se preocupe tanto com a estética na parte traseira, afinal, ele não ficar exposto.

 

Leia também: Como fazer um piso flutuante na sua sala

 

Outras opções

Caso seu home studio seja pequeno, você pode pode fazer tamanhos menores de cada placa, ao invés de ter o tamanho original de 1,2m x 0,6m, você pode cortar a lã ao meio deixando placas quadradas de 0,6m x 0,6m. Cortando ao meio novamente, você pode fazer as placas de 0,3m x 0,6. As imagens abaixo mostram essas variações de tamanho. Para cortar, uma faca normal de cozinha com dente vai resolver.

Painel acústico com grampeador industrial

Painel acústico colado com cola branca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma outra forma ainda mais simples de fazer é de não utilizar a madeira pinus para fazer o quadro. Dessa forma você embrulha o tecido diretamente na lã de rocha. Apesar de ficar mais leve, ele não tem muita estabilidade e ficará muito mais frágil. Nesse caso, utilize um tecido mais grosso e deixe-o bem esticado ao envolver na lã de rocha.

 

Painel acústico cortado duas vezes ao meio. 0,3m x0,3m. Sem o quadro de madeira em volta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora você já sabe como fazer um painel acústico em casa ou no seu home studio. Deixe aqui nos comentários suas impressões e ajude nossa comunidade!



Deixe uma resposta