Ícone do site Warpsound

Placas acústicas: O que são e como fazer.

As placas acústicas podem ajudar em diversas ocasiões. Seja para um home studio de mixagem, salas de gravação, bares, restaurantes ou até uma sala de estar comum.

Para quem precisa melhorar a qualidade interna de um espaço pode optar por 2 opções de placas acústicas, que são as mais utilizadas e fáceis de se instalar: a utilização de um painel acústico ou espuma acústica.

A seguir vamos detalhar como ambos podem ajudar em um tratamento acústico.

Lembre-se que se seu problema é vazamento de som para outros ambientes, como os vizinhos, talvez apenas as placas acústicas ou espumas acústicas não resolverão. Esse é um trabalho de isolamento acústico e existem outras formas mais efetivas para esse tipo de aplicação.

 

Painel acústico

Os painéis acústicos são quadros ou placas que são colocadas em locais planejados nas paredes ou teto para melhorar a absorção do áudio. Geralmente são utilitários que são compostos de materiais específicos, como a lã de rocha ou lã de vidro.

Esses materiais não são difíceis de ser encontrados e podem ser feito em casa.

 

Leia este artigo de como fazer um painel acústico em casa de forma rápida e eficiente.

 

A melhor forma tratar sua sala é procurando consultorias especializadas. Existem muitos engenheiros de som qualificados para fazer o trabalho, porém muitas vezes não temos verba suficiente para isso.

Neste caso, pesquise e teste onde os painéis podem ser colocados. Geralmente eles ficam onde batem as primeiras reflexões do som, vindo das caixas de som, e nos cantos, onde muitos problemas  acústicos acontecem.

Leia também: Qual tecido de painel acústico utilizar

 

Espuma acústica

As espumas acústicas, também conhecidas por Sonex, são materiais prontos com formatos irregulares na superfície que podem ser encontrados em lojas especializadas.

É mais fácil de ser aplicado, porém o resultado pode ser pior que um painel, dependendo do que você precisa fazer na sala.

Materiais como lã de rocha, que são utilizados nos painéis tem uma capacidade de absorção de som muito melhor, principalmente para frequências mais graves.

Dentro das espumas acústicas vendidas no mercado, procure aquelas com maior densidade e espessura. Quanto melhor o material da espuma, melhor será o resultado.

 

Neste outro artigo que escrevemos, você pode encontrar algumas situações em que poderia utilizar a espuma acústica.

 

Agora você já sabe mais sobre placas acústicas, painéis acústicos e espumas. Veja qual é a sua necessidade dentro do espaço e aplica a melhor solução. Deixe nos comentários sua experiência com as placas acústicas.