Ícone do site Warpsound

Quero ser dj: Primeiros passos para seguir na profissão

Com a explosão da música eletrônica no Brasil e aparecimento dos grandes djs na mídia, muita gente teve mais acesso ao estilo musical e hoje almeja ser um grande dj. A Warpsound reuniu as principais dicas para quem afirma “quero ser dj!”

 

Domine os equipamentos

É de extrema importancia o dj conhecer todas as funções do equipamento e saber dominá-lo. Isso exige muito tempo de prática e estudo.

Saiba que tocar em casa é bastante diferente que tocar em uma festa ou balada. O som é muito mais alto, o retorno pode estar em outro lugar, vai bater aquele nervosismo e ansiedade. Por isso, faça com que toda a parte técnica seja “automática”.

 

Pesquise muita musica

Desde os 70 aos atuais e dentre todos os estilos, existe muita música! Pesquise a história de cada estilo, quem são os grandes artistas de cada segmento e as principais referências.

É muito fácil ter acesso às músicas atuais da rádio e o top 10 do Beatport. O que vai te trazer bagagem e um grande diferencial é o conhecimento musical de todos os tempos.

Leia também: Veja 23 plataformas para pesquisar música na internet

 

Tenha seu estilo musical

Para que as pessoas lembrem de você, é preciso ter uma identidade e um estilo próprio. Pesquise todos os estilos musicais e se mantenha naquele que tenha mais afinidade.

Até mesmo os djs que tocam todos os estilos musicais tem um posicionamento e reconhecimento do seu público pelo que faz, são os djs conhecidos como open format, ou os famosos “baileiros”.

Estes são alguns estilos eletrônicos populares no momento. Conheça cada um deles e escolha um nicho para atuar como dj.

Tenha seu diferencial

Ninguém quer ouvir uma cópia de David Gueta ou Alok. Para se destacar você pode ter referências no estilo mas deve ter um diferencial que atraia seu público, seja da forma que performa, como se comporta frente aos fãs ou algum detalhe que caracteriza sua música. Ter uma identidade artística é essencial para se sobressair aos demais djs.

 

Não seja dj apenas por status

Muita gente acha que o trabalho do dj é fácil e cheia de glamour. Subir no palco e tocar para as pessoas tem sim seu valor, mas por trás disso existe muito trabalho e acima de tudo, amor pela música.

Um pequeno exemplo: dentre as diversas celebridades, atores e ex BBB’s, quantos se mantiveram firme na carreira? Muito Poucos! A rotina do dj é muito corrida e só fica realmente quem está lá pela música.

Saiba mais como é a rotina de um dj profissional

 

 

Frequente as festas e os núcleos

Não adianta querer ser um dj e estar longe das festas e clubs. Seja presente no núcleo que pretende atuar e faça contatos.

Ter relacionamento com quem já é do setor pode te trazer muitas oportunidades. Quando a chance vier esteja preparado para mostrar que é um dj de verdade!

 

Mantenha suas redes sociais atualizadas

A internet é o meio mais rápido e eficiênte de comunicação e divulgação do seu trabalho. Mantenha seu facebook, instagram e demais redes sempre atualizadas para mostrar ao seu público que está na ativa.

Mantenha também suas músicas e sets atualizados periodicamente para seus fãs. Esse é o produto que eles vão consumir e manter fieis a você. Hoje em dia as plataformas mais utilizadas pelos djs é o soundcloud e mixcloud.

Aprenda a produzir sua própria música

Com o crescimento de novos produtores musicais, se tornou quase um pré-requisito o dj ter sua própria música.

Considere aprender mais sobre teoria musical e produção. Ter uma música própria sua pode te trazer mais fãs e seguidores na sua carreira. Isso vai demandar mais e mais tempo de estudo e prática mas com certeza valerá a pena.

Seu sonho de “quero ser dj” pode sim se tornar realidade. Veja alguns relatos e dicas de djs famosos que pode te ajudar.

 

Você tem que tratar seu trabalho como uma empresa. Você é uma empresa! Você tem que trabalhar certo para conseguir as coisas da maneira certa, sem querer passar por cima de ninguém, passar a perna em ninguém ou mentir….Você vai la comprar like, comprar play.. isso não vai levar você a lugar nenhum. Você deve conseguir as coisas pelo seu esforço e merecimento.

Illusionize, em palestra na escola DJ BAN.

 

Quando a gente começou a misturar rap com nossa música há uns 3 anos, ninguém gostava. As pessoas falavam “Nossa, que ruim..” E foi na persistência mesmo que deu certo.. foi um risco que a gente quis assumir.. A gente queria ter essa identidade. Foi um tiro no pé que alavancou nossa carreira.

Malik Mustache, sobre identidade musical

O Sonho “quero ser dj” é um caminho longo e incerto. Persista e trabalhe muito! Esse foi o caminho que os top djs traçaram até chegarem no sucesso.