Espuma acústica: Qual devo usar? Realmente funciona?



Muito utilizada em home studios, a espuma acústica é bem comum por ser barata e fácil e aplicar. Mas e o resultado? Realmente faz diferença?

A resposta é…. Depende. Depende de como será aplicado e o que você vai fazer na sala. Existem alguns motivos para que esse tipo de aplicação com espuma acústica é feita. Veja todas as situações:

 

Tratamento ou isolamento

Há 2 objetivos ao modificar a acústica de uma sala. Caso você queira uma qualidade sonora interna, trabalhar as reflexões, absorção e difusão do som, talvez algumas espumas acústicas espalhadas podem ajudar sim. Mas já adiantando, não resolve todos os problemas. Isso vai diminuir as reflexões entre as paredes, que são os efeitos ‘massa mola”, principalmente das frequências altas, mas você ainda pode ter problemas com absorção das frequências graves e outras reflexões de paredes paralelas, por exemplo.

Caso você precise isolar o som da sala com outros ambientes, o seu trabalho é de isolamento. Instrumentos muito alto, como bateria, não vão resolver com a espuma acústica. Pode ter certeza que seu vizinho vai continuar escutando. Nessa situação, outro trabalho bem complexo deve ser feito.

Veja como fazer um piso flutuante no seu estúdio

 

Vlogs / Podcasts / gamers

Para quem faz frequentemente vlogs, podcasts, gravação de voz ou até joga online interagindo por microfones na web, pode ter bons resultados se fizer uma aplicação adequada.

Além de deixar o espaço mais bonito que cobertores, colchões e cortinas, as frequências que a voz atinge podem ajudar na diminuição das reflexões. Considere colocar nas paredes em uma altura da sua boca, no teto onde você costuma se sentar e nos cantos da sala. Um carpete no chão também pode ajudar, ainda mais se o chão for de pedra fria e lisa.

 

Restaurantes e bares

O maior problema dos restaurantes e bares é a grande quantidade de pessoas conversando. Sem uma acústica adequada, o ruído tende a se intensificar, pois como a acústica não é boa, as pessoas passam a falar mais alto entre elas, aumentando ainda mais a massa sonora.

Além disso, o ruído piora quando o espaço tem muitas janelas de vidro ou um pé direito alto, causando muitas reflexões.

Nesse caso, Espumas acústicas podem ajudar e são muito comum para atenuar o problema. Muitos restaurantes ainda colocam as espumas debaixo de todas as mesas dos clientes, diminuindo ainda mais a reflexão.


Publicidade:

Se o restaurante ou bar tiver música ao vivo ou muito alta, a solução deve ser mais elaborada. Além de ser um volume muito maior, música alta e banda tem um alcance maior de frequências baixas e altas. Considere já na construção procurar um profissional para não ter problemas com reflexões internas e com vizinhos.

 

Restaurante Praça São Lourenço, zona sul de São Paulo. espumas acústicas atenuam as reflexões no teto e grandes janelas de vidro.

 

Ensaio e treinos de músicos/djs

A espuma acústica também é utilizada por guitarristas, baixistas, bateristas e djs que procuram atenuar o ruído para os ambientes externos. Nesse caso, pouco vai ajudar. Isso por que o volume precisa de muito mais “barreiras” para impedir a passagem de som.

Em estúdios profissionais de gravação, outros materiais como Lã de rocha, lã de vidro, borrachas, cimento, pedra, gesso duplo, madeira e até espaçamento de ar são utilizados para impedir que o som vaze, deixando pelo menos 40 centímetros de materiais entre uma sala e outra.

Novamente, esse trabalho não é de tratamento, mas sim isolamento.

Outros projetos mais complexos deixam a sala quase suspensa para evitar contato direto com os outros ambientes e assim, diminui a ressonância. Portanto, se sua intenção é isolamento, talvez colchões, edredons, cobertores, cortinas podem ter o mesmo efeito que as espumas acústicas.

 

Produtores musicais

 

Para produtores musicais que fazem a parte de mixagem e masterização, o maior desafio é escutar o som realmente como ele é, sem interferência do ambiente. As espumas acústicas até podem ajudar para as frequências mais altas, ainda mais se a sala for pequena. Mas como uma mixagem também tem os graves, essas espumas não seguram frequências baixas. Elas têm uma onda muito grande que precisam de outros materiais para absorver o impacto.

Para isso, os chamados bass traps ( armadilhas de graves ) em alguns pontos da sala são mais adequados para utilizar. São feitos com estrutura de madeira e lã de rocha, um material que absorve melhor e o som “perde” velocidade.

Caso o produtor também faça gravações, será necessário o trabalho de isolamento, do ruído externo para a sala e vice-versa. Com isso, sua sala terá a difusão, reflexão e absorção controlada.

Leia também: como fazer um painel acústico em casa.

 

Cuidados

Ao comprar as espumas acústicas, verifique se o fabricante tem o selo de segurança ABNT NBR-9178, título que determina a não propagação de chama.

Muitos fabricantes também já possuem a espuma acústica com uma fita adesiva dupla face específica para colar na parede ou teto, o que gera mais praticidade na aplicação e evita mais custos com uma cola de sapateiro com cheiro forte que pode te fazer mal.

 

Então, você já colocou alguma espuma acústica no seu quarto e deu bons resultados? Deixe sua opinião nos comentários e mande uma foto!



Deixe uma resposta