U-Phoria UM2 e UMC22: Teste das Interfaces de áudio da Behringer



As interfaces de áudio da marca Behringer U-Phoria UM2 e UMC22 são boas opções para estúdios pequenos ou home studios. Ambos tem compatibilidade para Mac e Windows e flexibilidade para vários softwares de audio.

As Placas Behringer U-Phoria UM2 e UMC22 são da famosa marca Behringer, empresa alemã fundada em 1989, que cresceu tanto que já é considerada uma das marcas mais populares do setor.

Foi uma das primeiras a focar nos equipamentos para pequenos estúdios e home studios. Cresceu por oferecer produtos a um preço acessível. Muitos dizem que é a marca que faz “cópias” de tudo que sai de novidade e vende mais barato.

Apesar disso, sua fábrica na China, já conhecida como Behringer City, é muito focado em pesquisa e desenvolvimento. Saiba mais sobre a Behringer U-Phoria UM2 e UMC22.

 

A  Linha U-PHORIA

A linha U Phoria inclui nove interfaces diferentes, com modelos direcionado para todas as necessidades, desde o pequeno estúdio até os médios e grande porte. Vamos focar nos dois modelos que foram criados para trabalhar em espaços menores. Behringer U-Phoria UM2 e UMC22

 

Leia também: Como fazer um painel acústico em casa

 

BEHRINGER U-PHORIA UM2

 

O modelo UM2 é o mais simples da categoria. Tem duas entradas e duas saídas. Uma delas é equipada com um conector combo, que permite ligação de um cabo XLR ou P10 e tem um pré amplificador da linha Xenyx ( com phantom power +48V) A segunda entrada tem um conector P10 para ligação de instrumento elétrico, que pode ser guitarra, baixo ou linha.

A ligação com o computador é via USB e não necessita de tomada. O próprio USB já fornece a energia.

Compatibilidade

Os botões na parte de cima são feitos para deixar a placa em uma mesa.

Compatível com Mac e Windows, tem um driver Asio para o Windows e um Core Audio para o Machintosh. Com isso, a flexibilidade para trabalhar com softwares é bem grande. É compatível com Pro Tools, Logic Pro, Ableton, Cubase…

 

Especificações

A UM2 pode funcionar em duas formas de taxa de amostragem: 44.1 ou 48 kGz (sample rate), e com 16 ou 24 bits de resolução, o que já está de muito bom tamanho para alguém que tem um estúdio caseiro. Por isso não tem compatibilidade com 88.2, 96kHz.

Suas saídas tem conectores RCAe podem ser ligadas nos monitores. Além disso, tem uma saída P10 para headphones.

 

Material

Saídas RCA e USB na parte traseira


Publicidade:

Apesar de o material ser de plástico, ou pelo menor ter essa aparência, o material é bem resistente. Os controles de knob ficam em cima, projetados para usar em cima de uma mesa. Além disso, tem os LEDs de sinal, clip e phantom power.

 

Leia também:  Espuma acústica: Qual devo usar? Realmente funciona?

BEHRINGER U-PHORIA UMC22

Como já devem ter percebido, a UMC22 já tem mais funcionalidades. Apesar de ter as mesmas duas entradas combos, XLR ou P10 e P10, tem um pré amplificador da linha Midas, também com Phantom Power +48V. Esse amplificador tem uma sonoridade melhor do que a Xenix.

Suas saídas já não são mais RCAs, e sim P10 para ligar nos monitores, e também possui uma saída P10  em estéreo para os headphones, com a função direct monitor, botão específico para a entrada.

 

Especificações e compatibilidade

Material mais robusto, de metal.

A ligação também é feita com USB e não precisa de alimentação de energia externa. É também compatível com Mac e Windows, sendo o driver Asio para Windows e driver Core Audio para o Mac. Com isso, pode ser utilizada com softwares como Pro Tools, Logic Pro, Ableton Live, Cubase…

Assim como a UM2, ela funciona com taxa de amostragem (sample rate) 44.1 ou 48 kHz e com 16 ou 24 bits de resolução. Particularmente ainda não vejo necessidade de ser compatível a 88.2 ou 96 kHz. A UMC22 ainda é uma placa para estúdios de pequeno porte que nessas condições não vão deixar a desejar!

 

Material

Saídas em P10 e cabo usb na parte traseira

Sua construção parece bem sólida e com o chassi de metal, tornando mais resistente do que a UM2. Seus controles de ganho ficam na parte da frente.

 

Outras marcas e opções

Para quem gosta de pesquisar outra opções, a Marca Tascam, M-Audio, Presonus e Focusrite também tem placas de som similares a U-phoria. Procure pela Fast Track Pro da M-Audio, a TASCAM 122 MKII, ou a Focusrite Scarllet.

 

Conclusão

Acredito que a behringer pensou bem no nicho que queria atuar com as duas placas. Ambas tem um bom custo benefício e não deixam a desejar quando falamos de uma gravação caseira.

Se estiver disposto a pagar um pouco mais pela UMC22, aconselho o investimento. O pré amplificador de melhor qualidade da Midas vai fazer diferença na sua produção, além da saída P10, com melhor desempenho e sua construção feita de metal.

Ficou alguma dúvida? Está pensando em ter uma Behriner U-Phoria UM2 ou UMC22? Deixe aqui nos comentários!

Saiba mais em www.musictri.be



Deixe uma resposta