Curso de produção musical: Como escolher o melhor para mim?



Hoje em dia existem diversos cursos de produção musical, tanto presencial quanto online. De tantas opções, como saber qual é melhor curso de produção? Listamos 6 itens que você deve levar em consideração e que pode te ajudar a tomar uma decisão final.

1. Estilo musical

Antes de fechar a matrícula em qualquer um desses cursos, verifique qual é a escola  o formato do curso. Assim, logo já vai saber se o foco é musica eletrônica ou orgânica (rock, pop, mpb…).
Muito provável que o curso focado em produção de música eletrônica vai dar grande ênfase em sintetizadores, ou instrumentos virtuais. Por outro lado, quando o curso foca em produção de musica orgânica, haverá um módulo especial de gravação, já que nesse tipo de música, quase 100% dos instrumentos são gravados, como vocal, guitarra, violão, baixo, bateria, etc… O que não acontece na música orgânica, onde a maior parte são instrumentos virtuais ou samples.

Caso procure por um curso de produção de música orgânica, preste atenção na carga horaria da parte de gravação, na qual é a fase mais importante de todo o processo. Verifique se existem os tópicos de escolha de microfone ideal, pré-amplificador e amplificador, assim como técnicas de gravação para cada instrumento.

2. Carga horária X Valor

O maior erro na tomada de decisão é se basear no valor final curso.
A primeira coisa que se deve fazer é uma conta básica, saber o custo por hora do curso:

VALOR DO CURSO / quantidade de horas do curso = custo por hora

Muitos cursos nem deveriam se chamar de curso, tem um valor muito atrativo, mas tem uma carga horária muito baixa, quase insuficiente para passar um conteúdo tão complexo como é o de produção musical. Por outro lado outros cursos podem espantar por parecer caro, mas tem uma carga horária total muito maior. Portanto, saiba balancear e ter esse valor de custo da aula por hora para ter uma noção ideal. Resumidamente , quanto mais tempo de curso, mais conteúdo você vai ter. Portanto verifique a grade de ensino do curso e avalie!

3. Software

Todo curso de produção musical tem um software ou DAW a ser utilizado e com todos eles é possível ter resultados surpreendentes! Lembre-se que o mais importante é a “peça” em frente ao computador 🙂 . Listamos os mais utilizados no mercado:

Pro tools

Usado em 99% dos estúdios profissionais onde faz gravação de instrumentos como vocal, bateria, baixo, etc.. assim como mixagem. Se você quer começar pelo que a maior parte do mercado utiliza, o Pro tools é a sua ferramenta, porém já leve em consideração que você vai ter que comprar uma licensa, já que o programa só funciona com uma ilock, uma chave física que só funciona com ela espetada no seu computador. Nesse caso, vai ser difícil você achar uma forma “alternativa” de uso. ( aliás, nunca é recomendado utilizar formas alternativas !)
site do Pro Tools

Logic Pro


Publicidade:

Apenas disponível para usuários APPLE. Ou seja, se não tem um mac ou não pretende comprar um, não faça um curso de produção no Logic.
Essa DAW é bastante comum para produtores musicais por ser bem versátil e ter muitos plugins de qualidade alta inclusos dentro do software.

site do logic

Ableton live

Muito focado em produtores de música eletrônica, o ableton é conhecido por ser muito rápido e intuitivo. Além disso a tem a possibilidade de utilizar o próprio software para apresentações ao vivo. Detre todos eles, funciona em um processo um pouco diferente das outras daws.
site da Ableton

Cubase


Também disponível para mac ou pc, tem todas as funções e etapas de produção musical criativo. Apresenta uma tela mais parecida com o lógic e Pro tools, com o mixer desnhado como nas mesas físicas.

site do Cubase

Fl studio (ex Fruit Loops)


Bastente popular para produtores de Rap, R&B e Hip Hop pela interface baseada em um sequenciador. Bastante prático para quem quer criar batidas de forma rápida.
site do FL Studio

 

Sim! existem outros. E isso não siginifica que são softwares ruins. O Reason, Reapper, sound Forge e Sonar talvez são menos utilizados mas cada um com suas especialidades.

Resumidamente, todos os softwares são capazes de criar uma música com qualidade profissinal, basta você escolher qual deles é o melhor para o seu caso.

4. O professor

Mais importante que a própria escola, o professor em si é mais relevante na escolha. Ele que vai passar os conhecimentos técnicos e teóricos nas aulas de fato. Hoje em dia é fácil buscal mais informações sobre as pessoas, ainda mais se for alguem de renome. Veja em qual curso ou instituição é formado, lançamento de músicas e trabalhos com outros artistas. Toda essa experiência é a que vai ser repassada para você. Portanto veja se seu professor tem uma bagagem boa e parecida com a que você quer ter.

 

5. Referências

Busque saber se alguém próximo a você já fez o curso e se essa pessoa gostou. Nada melhor como uma indicação de quem já fez o curso. Pesquise também quantas turmas já foram formadas nesse curso e se por acaso algum produtor de destaque foi aluno do curso.

 

6. Online ou presencial?

 

Vale a análise de curso para curso. Em geral, os cursos online são mais acessíveis, por não existir um custo de local físico para a escola ou professor, por outro lado, uma experiência pessoal e interação direta com o professor seja muito mais proveitosa. Verifique se vale pagar um pouco mais para começar realmente do zero com um curso presencial, pois o computador, instalação de programas e dúvidas mais básicas serão mais acessiveis nesse formato. Caso você já tenha um computador com um programa já instalado e tem aprendizado rápido, talvez o online seja suficiente.

 

Com esses itens já em mente você já pode ter ma ideia muito mais clara de qual curso de produção musical se encaixa para você. Deixe nos comentários qual curso escolher para decolar na sua carreira!

 

 

 



1 comentário em “Curso de produção musical: Como escolher o melhor para mim?

Deixe uma resposta