O que é equalizador e quais são os seus tipos: Saiba tudo sobre equalizadores



Equalizadores são equipamentos ou softwares que alteram o volume de uma região específica do som.

Um sinal, uma música ou qualquer tipo de som pode ser composto por várias frequências, altas, médias e baixas. Filtrar ou equalizar faz com que se altere as características de amplitude de um sinal, mudando assim o volume do seu harmônico. Simplificando, o equalizador pode aumentar ou diminuir o volume de um som apenas em algumas partes específicas.

 

Nos filtros, existe um parâmetro chamado frequência de corte (fc), que é o ponto de onde o filtro irá começar a  agir. Ele determina o limite de transição entre o sinal original e o sinal alterado.

HPF ou High pass filter

Também conhecido como Low cut (corta baixa), o HPF (passa alta) faz com que as frequências baixas sejam reduzidas a partir da frequência de corte.

A imagem abaixo mostra como o filtro corta tudo que age depois de 200 Hertz.

 

High Pass Filter ou Low Cut atuando em 200 hertz

LPF ou Low pass filter

Também conhecido como High Cut, o low pass filter faz a mesma coisa que o low pass filter, mas filtrando os agudos

BPF ou band pass filter

O filtro band pass nada mais é que uma junção do high pass filter e o low pass filter

band pass filter

Shelving

É um filtro que tem uma variação de amplitude que não ficam nos extremos. Também é determinada por um ponto de frequência de corte. Muito utilizado para tirar algum excesso de sinal em alguma região específica

Veja que o filtro shelving tende a não cortar totalmente as frequências baixas


Publicidade:

Peaking

Também conhecido como filtro de pico, é um dos filtros mais utilizados nos equalizadores. A frequência central determinada é a que sofre mais alteração de amplitude. Observe que as frequências próximas também são alteradas, mas quando mais longe, menos intensidade.

Existem um parâmetro que define o quanto as frequências “vizinhas” sofrem alteração, conhecido como largura de banda ou BW. Em alguns equipamentos pode haver a letra “Q” ao invés de BW, que se identifica por fator de qualidade ou fator de mérito do filtro.

Na imagem abaixo temos um peaking atenuando 12 decibéis em 1000 Hz, com um “Q” de 0.30. Quanto maior o valor do “Q”, mais “fino” é o shelving, envolvendo cada vez menos as frequências próximas a central. Já se o equipamento estiver representado pelo BW a medida é ao contrário. Quanto maior o BW mais “largo” será o filtro.

Shelving atenuando em 12 decibéis na frequência de 1000 Hz com o Q em 0.30

Tipos de equalizadores

Existem alguns tipos de equalizadores. Apesar de ter o mesmo objetivo, cada um deles tem uma característica diferente.

Equalizador gráfico

O equalizador gráfico é o mais comum de se ver e também mais intuitivo. É composto por vários filtros tipo shelving e tem um Q fixo e região já determinada, basta o usuário aumentar ou diminuir a amplitude (db).

Equalizador gráfico da marca BSS

Leia também: Como fazer um painel acústico em casa

Equalizador paramétrico

O equalizador paramétrico tem a mesma função mas com formas diferentes de manuseio. Geralmente existe um botão de giro para ganho (volume), frequência e Q ou BW.

Veja no equalizador paramétrico do software Pro Tools, existem as regiões de frequências separadas em quadros, em vermelho o Lo filter, com opção shelving ou peaking (botão azul), o low medium frequency (LMF) em laranja, o Medium frequency em amarelo, o High medium frequency em verde e o High frequency em azul, com opção de ser shelving ou peaking (botão azul). Além desse logo acima existe um high pass filter e um low pass filter.

Equalizador paramétrico

Leia também: Espuma acústica: funciona mesmo? Como utilizar?

Tipos de filtros

Apesar da mesma função, existem alguns tipos de filtros que atuam de maneira diferente e mais complexa. São eles: Butterworth, Bessel, Linkwitz-Riley E Cheb-Chev.

 

Para entender melhor e termos uma noção melhor sobre as frequências, alguns sinais do nosso dia-dia tem frequências específicas.

  • Som da sirene do metrô de São Paulo ao fechar as portas: 400 Hz
  • Chamada de telefone: 40 Hz
  • Color bar da Tv ( quando fica as barras coloridas sem passar nada na televisão) : 1 kHz
  • Fala humana: varia de pessoa para pessoa mas fica em uma faixa de 100Hz a 5.K Hz

Fácil? Complicado? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!



Deixe uma resposta